Controlo de Pulgas da Rentokil

Proteger casa e família contra pulgas

As pulgas são um problema doméstico comum, especialmente quando há cães ou gatos. Também se encontram frequentemente em casas onde já existiram animais de estimação.

Apesar de ser possível que as pulgas transmitam doenças, isso é muito raro neste país. A principal preocupação é a angústia provocada pelas picadas das pulgas em pessoas e animais de estimação.

Conhecer as pulgas

Há muitas espécies de pulgas, mas a maior parte tem entre 2 e 3 mm de comprimento e cor vermelha ou castanha.

As pulgas adultas perfuram a pele dos mamíferos e das aves para se alimentarem de sangue. Mas as larvas alimentam-se da matéria orgânica que costuma existir em tapetes e roupa de cama, pelo que uma boa higiene pode atrasar o ciclo de vida delas.

Os casulos das pulgas podem permanecer em estado latente durante mais de dois anos e são despertados pelas vibrações causadas pelos passos das pessoas. É comum as infestações de pulgas manterem-se latentes numa casa vazia e despertarem apenas quando a casa volta a ser habitada.

Identificar as pulgas

Pulga do Homem (imagem)
  • A Pulga do Homem deu origem a outras pulgas que se especializaram noutros animais, mas a que ainda vive no homem (e noutros animais com pele semelhante) já não é comum neste país. As excepções são as explorações agropecuárias, onde a pulga do homem pode ser encontrada no porco e pode migrar para as pessoas. A pulga do homem pica em qualquer parte do corpo e provoca comichão porque rasteja sobre a pele.
Pulga do Gato (imagem)
  • A Pulga do Gato pica pessoas, mas não vive no corpo humano. Podem picar-nos nas mãos e no corpo quando manuseamos os animais de estimação ou os objectos onde eles dormem, mas os pontos onde costumam picar mais são os pés e as partes inferiores das pernas. Normalmente, há muito mais pulgas a viver nos tapetes e nos objectos onde os animais de estimação dormem do que nos próprios animais. Elas conseguem saltar e picar as pessoas que se aproximem.

Tratar picadas de pulgas

As picadas de pulga apresentam um ponto escuro pequeno e uma área avermelhada à volta. O inchaço provocado é menor do que nas picadas de muitos outros insectos. Uma pulga costuma picar duas ou três vezes na mesma área para procurar sangue.

A picada de pulga sente-se imediatamente, mas não é particularmente dolorosa. A comichão resultante da reacção do corpo é que causa desconforto. Consulte a nossa secção tratar picadas de insectos para obter mais conselhos.

As crianças estão mais sujeitas a serem picadas por pulgas, sobretudo quando brincam no chão. Também costumam ser mais sensíveis às picadas de pulgas do que os adultos.

Após várias picadas de pulga, algumas pessoas desenvolvem uma sensibilidade alérgica que pode fazer com que novas picadas resultem em eczemas ou erupções cutâneas com comichão. Consulte um farmacêutico para obter conselhos e tratamento.

As pulgas podem causar muita angústia nas pessoas, mas o facto é que os animais de estimação são muito mais afectados pelas picadas delas.

Proteger animais de estimação contra pulgas

Mesmo com os melhores cuidados, é difícil proteger cães e gatos totalmente contra o risco de contraírem pulgas.

Se o seu animal de estimação tiver pulgas, é provável que o veja a coçar-se mais frequentemente ou a tentar morder as pulgas no pêlo. Um pente especial para remover pulgas e cuidados de higiene frequentes podem ser o suficiente para impedir que as pulgas se estabeleçam, mas há outros tratamentos que podem protegê-los contra pulgas e que qualquer veterinário ou loja de artigos para animais de estimação lhe pode recomendar.

Consulte um veterinário se observar sinais de irritação no seu animal de estimação, como vermelhidão na pele ou zonas com menos pêlo.

Como ver-se livre de pulgas

Se tem animais de estimação, é essencial impedir que as pulgas se instalem nos tapetes a na roupa de cama:

  • Aspire os tapetes e os objectos onde os animais de estimação dormem para remover as pulgas e os ovos delas. Utilize o aspirador na máxima sucção possível que não danifique os tecidos. Tenha cuidado quando abrir o saco do aspirador, pois as pulgas ainda estarão vivas.
  • Leve os tapetes e os objectos onde os animais de estimação dormem para o exterior e sacuda-os para que as pulgas e os ovos delas caiam.
  • Lave os objectos onde os animais de estimação dormem, como cobertores ou mantas, todas as semanas e de preferência acima de 50 °C para matar as pulgas.
  • Tenha cuidado quando transportar roupas de cama, tapetes, etc., para evitar espalhar os ovos das pulgas.
  • Considere colocar as camas dos animais de estimação em locais sem tapetes ou carpetes, como o simples chão em madeira.

Uma pequena infestação de pulgas pode ser tratada com spray mata-insectos ou mata-pulgas nas áreas afectadas.

Uma infestação de pulgas mais implantada pode ter-se espalhado por toda a casa e requerer tratamento profissional.

A Rentokil oferece um serviço de visita ao domicílio a pedido para lidar com pulgas e outras pragas domésticas. O nosso serviço é rápido, eficaz e oferece o mais elevado nível de segurança para a sua família e para os seus animais de estimação.

Se desejar obter mais conselhos ou agendar a visita de um dos nossos técnicos de serviços para lidar com um problema de pulgas, contacte-nos pelo número 808 21 08 08.