Residential Banner

Controlo de Toupeiras da Rentokil

Proteger o seu jardim contra toupeiras

As toupeiras são uma praga porque danificam os relvados com os túneis que escavam.

Por um lado, os montículos e as cristas que as toupeiras constroem nos terrenos estragam os relvados e os canteiros de flores. Por outro, ao escavarem os túneis, danificam as raízes das plantas jovens e expõem pedras que podem danificar a maquinaria de jardinagem.

Os habitats naturais das toupeiras são as matas e os bosques, mas também se sentem muito confortáveis nos jardins de residências, em prados de erva e noutros terrenos cultivados.

Toupeiras no jardim

Toupeira (imagem)

Uma infestação de toupeiras pode estabelecer-se rapidamente e causar danos significativos.

As toupeiras têm ninhadas de até sete crias e cada uma das crias vai querer estabelecer-se na sua própria rede de túneis quando se tornar adulta, conseguindo escavar até 4 metros por hora.

Não há muito que se possa fazer para impedir a entrada de toupeiras para um jardim. O que se pode fazer é erradicar o problema quando ele surgir.

Sinais da presença de toupeiras

É muito difícil que consiga ver alguma toupeira porque elas quase nunca saem do subsolo. Mas se conseguir apanhar alguma, tenha cuidado porque elas têm dentes muito afiados e mordem.

O primeiro sinal de um problema de toupeiras é o aparecimento de vários montículos e cristas de terra provocados pela escavação dos túneis.

As toupeiras escavam dois tipos de túneis:

  • Túneis pouco profundos que as toupeiras escavam logo abaixo da superfície do solo para procurarem alimentos. Estes túneis são visíveis na forma de cristas no relvado ou nos canteiros de flores.
  • Túneis mais profundos que ficam 10 a 40 cm abaixo da superfície do solo. Estes túneis não são visíveis, mas um sinal da sua existência são os montículos de terra que as toupeiras constroem quando removem o solo à medida que escavam. As toupeiras forram áreas de túneis com ervas e folhas para fazerem os seus ninhos.

Alimentam-se de minhocas da terra e complementam esta dieta com insectos e respectivas larvas. Têm um metabolismo fraco que as obriga as comer alimentos em peso equivalente ao seu por dia. Assim, rapidamente deixam os solos deficitários em minhocas.

Uma vez que as toupeiras não conseguem acumular gordura corporal, não podem hibernar no Inverno e têm de se alimentar continuamente. São mais activas no Outono e no início da Primavera.

Como ver-se livre de toupeiras

Devido aos danos consideráveis que as toupeiras causam, é natural que existam muitos produtos de controlo de toupeiras no mercado. No entanto, a nossa experiência diz-nos que as armadilhas e as fumigações são as únicas soluções fiáveis para resolver problemas de toupeiras.

Pode utilizar produtos comerciais para amadores, mas a maior parte dos casos requer mesmo controlo de toupeiras feito por um profissional.

Repelentes de toupeiras ultra-sónicos

Consideramos que estes dispositivos têm uma eficácia limitada porque os ultra-sons não se propagam bem no subsolo. Na melhor das hipóteses, podem fazer com que as toupeiras se afastem ligeiramente e escavem novos túneis.

Armadilhas

As melhores alturas para utilizar armadilhas para toupeiras são o Outono e a Primavera, quando elas estão mais activas. Para obter resultados rápidos, recomendamos a utilização de várias armadilhas nos túneis mais profundos. O único problema é que pode ser uma solução um pouco dispendiosa.

Tenha cuidado quando instalar as armadilhas e siga as instruções para evitar ferimentos.

Verifique as armadilhas todos os dias para ver se alguma toupeira foi apanhada sem morrer.

Fumigação

Algumas lojas também vendem produtos de fumigação para utilizar contra as toupeiras. A Rentokil vende o Phosphin, mas apenas a pessoas que tenham um certificado apropriado válido.

Estes produtos são potencialmente muito perigosos se forem utilizados incorrectamente – tenha todos os cuidados e siga rigorosamente todas as instruções do fabricante.

Controlo de toupeiras profissional

Os produtos comerciais para amadores podem servir para lidar com pequenas infestações de toupeiras, mas um surto de muitas toupeiras na sua propriedade exige serviços profissionais de controlo de pragas.

A Rentokil oferece um serviço de visita ao domicílio a pedido para lidar com toupeiras e outras pragas domésticas e de jardim. O nosso serviço é rápido, eficaz e oferece o mais elevado nível de segurança para a sua família e para os seus animais de estimação.

Se desejar obter mais conselhos ou agendar a visita de um técnico da Rentokil, contacte-nos pelo número 808 21 08 08.