Piolho dos livros

Insectos dos Produtos Armazenados

Ligue-nos para uma Inspecção Gratuita para 808 20 20 18  ou Contacte-nos

Fiabilidade aliada à experiência de 35 anos em Portugal

Certificados na Norma NP EN 16636 e ISO 9001

Soluções inovadoras, eficazes, rápidas e discretas

Como Eliminar IPA's

As Pragas dos Produtos Armazenados vivem em alimentos para o consumo Humano. Para eliminar Insectos dos Produtos Armazenados, os alimentos devem ser removidos ou destruídos de maneira a que a infestação não se disperse, ou tratados de uma forma que não apresente riscos para o utilizador final. 

Os Serviços Profissionais da Rentokil podem ajudar a sua Empresa com um controlo eficaz, assegurando o mínimo de perturbações no seu funcionamento e total conformidade com a Legislação de Saúde e Segurança ou do seu Sector de Actividade.

Métodos de prevenção de Insectos dos Produtos Armazenados

Negar o acesso a estas Pragas dos Produtos Armazenados às suas instalações deve ser a sua primeira linha de defesa. 

Elevados padrões de higiene e saneamento têm de ser mantidos de uma forma constante durante todo o ano e em especial nos meses mais quentes, quando a temperatura pode acelerar o desenvolvimento dos Insectos dos Produtos Armazenados.

  • Controlo de Temperatura - Se possível manter as instalações de armazenamento em ou abaixo de 16℃ e a humidade relativa a 30% ou menos. 
  • Assegurar que os mais elevados padrões de higiene, saneamento básico e práticas de limpeza são mantidos - limpe todos os excessos alimentares, tais como derrames e evite a acumulação de poeira nas instalações, máquinas, equipamentos, veículos de transporte e armazenamento. 
  • Evitar que os stocks/alimentos sejam armazenados no chão e perto de paredes, para facilitar a limpeza e as inspecções. 
  • Manter as matérias-primas em embalagens robustas - suficientemente robustas e/ou hermeticamente seladas para evitar infestações em qualquer local onde possam ser armazenadas. 
  • Instalar redes mosquiteiras em janelas e/ou portas - e garantir que as mesmas são mantidas em boas condições. 
  • Gestão de Resíduos - garantir uma política de recolha de resíduos selados.

Inspecções e Monitorização

Os Insectos dos Produtos Armazenados podem estar confinados a uma pequena área, como uma palete de matérias-primas, no entanto, se não forem detectadas atempadamente, as Infestações podem dispersar-se rapidamente por todas as Instalações. Como tal, é importante que sejam efectuadas inspeções regulares, como parte integrante da Gestão e Controlo de Pragas.

  • Inspeccione as matérias-primas recebidas - todo o stock que entre deve ser inspeccionado numa área longe da principal área de armazenamento para verificar se existe qualquer evidência da actividade de pragas. Se for encontrada, o stock deve ser imediatamente rejeitado e devolvido ao fornecedor.

  • Instale dispositivos de monitorização - para monitorizar e localizar as Infestações no interior das suas instalações. Para além disso, também são uma ajuda ao fornecer informações sobre a gravidade e o tipo de espécies de uma infestação.

  • Instale Insectocaçadores - como os nossos Mata Moscas Luminos em todas as áreas interiores das suas Instalações para controlar e monitorizar Insectos Voadores. Os dados registados podem também ajudar a Controlar Pragas dos Produtos Armazenados.

Eliminar Insectos dos Produtos Armazenados

Caso seja encontrada actividade de Pragas, é fulcral agir rapidamente e aplicar métodos de Controlo eficazes, tais como:

  • Pós - certos Pós podem ser utilizados. Alguns destes são de natureza mecânica, corroem a cutícula do insecto, o que provoca a sua desidratação.

  • Nebulização Precisa - tratamentos direccionados para fendas e fissuras. Podem ser úteis para deter a ocorrência de Pragas de Insectos dos Produtos Armazenados localizadas em ambientes estruturais.

  • Dispositivos de nebulização automática - estes dipositivos dispensam uma dose medida de aerosol insecticida para o ar, em intervalos de tempo definidos. Apenas as formulações de piretro devem ser utilizadas, pois estas possuem baixa toxicidade para os mamíferos, mas são eficazes contra Pragas dos Produtos Armazenados.

  • Nebulização em Espaços Abertos - o tratamento de um espaço aberto com um atomizador de volume ultra baixo de gotículas que contenha pesticidas aprovados pode ser útil para conter e prevenir Infestações cruzadas.

  • Desinfestação Exterior - onde tenham sido identificadas Infestações exteriores, pode ser necessário aplicar um tratamento com insecticida residual nas zonas em questão.

  • Fumigação - este uso de substâncias gasosas (fumigantes) que são tóxicas elimina todas as fases de desenvolvimento dos Insectos. A Fumigação deve ser efectuada num compartimento à prova de gás por forma a contê-lo durante o tempo suficiente para conseguir a eliminação dos Insectos.

  • Tecnologia de Atmosfera Controlada - em algumas situações, em que um fumigante não possa ser utilizado, o nosso Tratamento de Atmosfera Controlada pode ser utilizado com resultados semelhantes.

  • Protectores de Cereais - a prevenção e o Controlo de Pragas devem ser considerados desde a colheita até ao armazenamento e processamento de alimentos. Os Protectores de Cereais envolvem a aplicação de pós e nebulizações directamente nos Cereais durante o seu armazenamento ou transporte. Como a maioria dos Cereais são para consumo Humano existem directrizes rígidas que controlam o uso de Protectores de Cereais.

Contacte hoje a Rentokil - 808 21 08 08 para Residências / 808 20 20 18 para Empresas - ou Contacte-nos online e marque já a sua Inspecção Gratuita.


Próximos Passos

Encontre a SUA Delegação

Código Postal