Insectos voadores

Ligue-nos para uma Inspecção Gratuita para 808 21 08 08  ou Contacte-nos

Fiabilidade aliada à experiência de 35 anos em Portugal

Certificados na Norma NP EN 16636 e ISO 9001

Soluções inovadoras, eficazes, rápidas e discretas

Insectos Voadores

A maioria dos Insectos tem asas na sua fase adulta e movimenta-se principalmente através de voo. No entanto, Insectos como as Baratas, têm asas mas são reluctantes em voar e usam o acto de rastejar como forma principal de transporte. As Térmitas e algumas Formigas são voadoras, mas apenas por um curto período de tempo nas suas fases de reprodução durante a época de acasalamento.

Os Insectos Voadores descritos nesta página reflectem apenas aqueles que são considerados Pragas.

Características dos Insectos Voadores

A maioria dos Insectos Voadores passa por um ciclo de vida que consiste em quatro fases: ovo, larva (por exemplo, a Lagarta - que pode também ser considerada um Insecto Rastejante durante essa fase), pupa (muitas vezes envolvida num casulo) e adulto, que normalmente apresenta asas.

Os Insectos possuem um exoesqueleto com um corpo com três partes: cabeça, tórax (com seis patas) e abdómen.

Os Insectos Voadores encontram-se equipados com um a dois grupos de asas que estão ligados ao seu tórax.

Insectos Voadores como Pragas

Os Insectos Voadores podem ser visitantes indesejados no ambiente Humano por uma série de razões:

  • As picadas e mordeduras provocam dor e inchaço;
  • As picadas podem transmitir aos seres Humanos e animais de estimação um grande número de sérias doenças bacterianas, virais e parasitárias;
  • Os alérgenos produzidos pela Infestação podem causar Asma;
  • Contaminação de alimentos, água e superfícies por transmissão mecânica de doenças;
  • Alimentação, danificação e contaminação de produtos alimentares armazenados;
  • Alimentação em tecidos e danificação dos mesmos, incluindo roupas e mobiliário;
  • Danos em estruturas de madeira e produtos.

Formigas aladas

As Formigas geralmente representam mais um incómodo do que propriamente um perigo, embora algumas espécies mordam e piquem. A maioria das espécies de Formigas agrupam-se durante uma curta época de reprodução, desencadeada pelo aumento da temperatura na Primavera..

O ninho produz um elevado número de machos e fêmeas alados “reprodutores”, que se agrupam em pares para se reproduzirem.

Isto raramente causa problemas, uma vez que desaparecem rapidamente e são fáceis de eliminar caso surjam nos espaços interiores. No entanto, nos EUA, as Formigas Carpinteiras podem danificar as estruturas de madeira e o isolamento de espuma.

Abelhas

As Abelhas são geralmente consideradas como Insectos benéficos, devido ao seu papel na polinização de alimentos e plantações hortícolas. Ao contrário das Vespas e Vespões, elas não procuram alimentação humana, visitando apenas as flores para obter néctar e pólen. As Abelhas Operárias fêmeas apenas picam como mecanismo de defesa, sendo o mesmo desencadeado quando se sentem ameaçadas..

As Abelhas são geralmente consideradas como Insectos benéficos, devido ao seu papel na polinização de alimentos e plantações hortícolas. Ao contrário das Vespas e Vespões, elas não procuram alimentação humana, visitando apenas as flores para obter néctar e pólen. As Abelhas Operárias fêmeas apenas picam como mecanismo de defesa, sendo o mesmo desencadeado quando se sentem ameaçadas.

Uma picada de Abelha é dolorosa, especialmente para as crianças e, em alguns casos, produz uma reacção alérgica grave - a toxina é diferente da das Vespas. As Abelhas também deixam o seu ferrão na pele, pelo que terá que ser removido.

Moscas

As Moscas Domésticas, Moscas Varejeiras e Moscas da Carne pousam frequentemente em locais contaminados com fezes e outros elementos imundos para se alimentarem e reproduzirem, locais esses onde apanham organismos que causam doenças e transportando-os depois para alimentos e superfícies nas Casas e Empresas que infestam. Elas constituem tanto um incómodo, como um risco para a saúde, o que no âmbito dos negócios pode significar perdas económicas, de reputação e litígios.

Outras espécies de Moscas, tais como as Moscas dos Estábulos, são conhecidas pelas suas picadas, assim como os Mosquitos e as Melgas. As Moscas que picam geralmente habitam em locais perto de água ou em locais húmidos.

Mosquitos

As picadas dos Mosquitos podem produzir comichão, dor e inchaço na zona circundante à picada durante vários dias. Geralmente, são os Mosquitos fêmeas que requerem uma refeição de sangue para sobreviver, procurando animais e seres Humanos para se alimentarem.

Um número relativamente pequeno de Mosquitos também transmite vírus, bactérias e parasitas patogénicos, os quais podem provocar doenças graves nos seres Humanos, tais como a Malária e a Dengue. Estas doenças afectam principalmente áreas desfavorecidas em Países em desenvolvimento ou áreas rurais remotas, no entanto existem alguns, como a Dengue, que se estão a propagar rapidamente por todo o Mundo nas áreas urbanas.

Traças

As Larvas de várias espécies de Traças alimentam-se em produtos de origem animal, como lã, seda, pêlos de animais, couro e penas. Elas podem danificar os produtos, como roupas, carpetes, móveis estofados e tapeçarias. As Traças alimentam-se da queratina que é encontrada nos produtos de origem animal. As adultas voam para encontrar novos locais onde colocar os seus ovos.

Insectos dos Produtos Armazenados

Uma grande variedade de espécies de Insectos pode infestar géneros alimentares, desde a produção até ao consumidor, em todas as fases do processo. Estes Insectos dos Produtos Armazenados reduzem a quantidade de produtos passíveis de serem vendidos, causando perdas económicas para os agricultores e Empresas, o que leva a danos na reputação ao afectar a qualidade dos produtos. Os Insectos Voadores que afectam os Produtos Armazenados são os Gorgulhos e outros Escaravelhos (que possuem milhares de espécies), Traças e Moscas da Fruta.

Térmitas aladas

As colónias de Térmitas produzem "reprodutoras", que são temporariamente aladas durante uma curta fase de reprodução, sendo muitas vezes confundidas com as Formigas aladas. Os enxames de Térmitas costumam aparecer no início de um período de chuvas (início da Primavera), quando há menor risco de desidratarem fora do ninho.

Os reprodutores masculinos e femininos, também conhecidos como alados, deixam a colónia e voam em enxames para encontrar um companheiro. Eles emparelham-se e caem no chão, perdendo as suas asas no processo e rastejando para encontrar um local adequado para iniciar uma nova colónia. Um grande número de Térmitas voadoras pode invadir jardins e o interior de edifícios, atraídas pelas luzes à noite.

Vespas e Vespões

As Vespas e os Vespões são vistos como uma ameaça devido às suas picadas dolorosas, às quais alguns indivíduos são severamente alérgicos.

As Vespas e os Vespões apenas picam para se defenderem. No entanto, as Vespas são muito mais agressivas do que os Vespões e basta uma pequena perturbação para iniciarem um ataque.

Na verdade, as Vespas e os Vespões são benéficos para os jardins e plantações agrícolas, aproveitando-se de várias Pragas de Insectos para alimentarem as suas larvas.

Quando as Vespas e os Vespões constroem os seus ninhos perto ou no interior de Casas e outros edifícios, elas podem correr o risco de perturbar as ocorrências diárias dos Humanos ao procurar por comida nas zonas de preparação alimentar e de refeição.

Acha que pode ter um problema de Insectos Voadores? Contacte a Rentokil e os nossos Especialistas irão resolver o seu problema.


Próximos Passos

Encontre a SUA Delegação

Código Postal