Lumnia

Ligue-nos para uma Inspecção Gratuita para 808 20 20 18  ou Contacte-nos

Fiabilidade aliada à experiência de 35 anos em Portugal

Certificados na Norma NP EN 16636 e ISO 9001

Soluções inovadoras, eficazes, rápidas e discretas

A ciência por trás dos Insectocaçadores Lumnia

Existem muitas afirmações feitas sobre a eficácia dos Insectocaçadores e pode tornar-se complicado para o consumidor determinar qual será a unidade mais adequada para uma dada situação.

:Quanto mais rapidamente uma Infestação de Moscas for eliminada de um ambiente, menor o risco de doenças como a Shigellosis ou a Salmonellosis serem transmitidas.

A nossa Pesquisa Científica concluiu que o uso de tecnologia LED em Insectocaçadores tem um impacto significativo sobre a eficácia de uma unidade.

A tecnologia LED permite:

  • uma economia no consumo de energia
  • uma taxa de captura eficaz

Também elimina a necessidade de substituir lâmpadas de fósforo anualmente.

Pesquisa da Rentokil sobre Insectocaçadores

Investigar como capturar e eliminar Insectos Voadores de forma mais eficiente tem sido a base de numerosos estudos realizados pela nossa equipa de Cientistas no Centro Global Técnico da Rentokil.

As duas principais áreas de pesquisa são:

  1. Compreender a física de como a luz afecta a atracção biológica das Moscas a uma armadilha.
  2. Teste a Insectocaçadores "Tempo médio de captura de Insectos Voadores".

Esta pesquisa ajudou-nos a desenvolver a nossa nova Gama de Insectocaçadores Lumnia com tecnologia LED - provada como a mais eficiente a atrair Moscas para um Insectocaçador.

Luzes LED para Moscas

Os LEDs produzem intensos feixes de luz UV-A que penetram mais além no ambiente envolvente e são mais atraentes para certos Insectos Voadores como as Moscas Domésticas, em comparação com as tradicionais lâmpadas de luz fluorescente.

A Mosca Doméstica é atraída para a luz UV-A uma vez que os seus olhos são sensíveis à luz nesse comprimento de onda.

Comprimentos de onda de luz que estejam fora da faixa de luz visível são mais atraentes para as Moscas Domésticas do que os que estejam dentro da mesma.

Porque é que as Moscas são atraídas pela luz?

Um fenómeno conhecido como phototaxis descreve como os Insectos respondem à luz.

Certos Insectos como as Baratas, têm phototaxis negativas, ou seja, são repelidos por uma exposição à luz. As Traças, as Moscas, os Mosquitos e muitos outros Insectos Voadores têm phototaxis positivos, pelo que são naturalmente atraídos para a luz.

Embora não exista uma única explicação científica para atracção das Moscas à luz, existem várias teorias sobre o tema.

Luz utilizada como sinal de segurança

Para alguns Insectos, uma fonte de luz brilhante pode ser vista como um sinal de segurança. As fontes de luz são geralmente posicionadas em terrenos mais elevados, como tal, ir instintivamente na direcção da luz ajuda a manter os Insectos longe dos perigos que existem perto do chão.

Luz utilizada para a navegação

Outra teoria popular é que os Insectos utilizam a luz como auxíliar à sua navegação.

Um Insecto que voa para Norte, por exemplo, é capaz de decidir a sua direcção mantendo uma fonte natural de luz, tal como o Sol ou a Lua, pela sua direita.

Este método funciona bem, desde que a fonte de luz permaneça constante.

Se o Insecto encontra outra fonte de luz, tal como uma luz redonda de alpendre incandescente, pode ser confundido. Isto explica porque uma Traça pode continuamente cercar uma fonte de luz - instintivamente quer manter a luz num determinado lado do seu corpo para a ajudar a navegar pela sua rota.

Luz artificial e luz natural

Existe algum debate dentro da comunidade científica sobre a razão pela qual um Insecto com um phototaxis positivo, como a Mosca Doméstica, continuará a pairar em torno de uma luz artificial mesmo depois de a luz natural ficar disponível.

Alguns Cientistas acreditam que o Insecto não é atraído para a própria luz, mas sim pela escuridão que a rodeia.

Outros afirmam que os olhos dos Insectos Voadores, que muitas vezes contêm várias lentes, fazem um grande esforço para se ajustarem de ambientes iluminados para ambientes escuros. Tal facto, deixa os Insectos momentaneamente cegos e vulneráveis a predadores e os mesmos podem achar mais seguro permanecer perto da luz do que voar para longe.

Testes aos Insectocaçadores

Desde 2008, o Centro Técnico Global da Rentokil utiliza duas salas criadas especificamente para testar aparelhos Insectocaçadores. As Unidades são comparadas utilizando um teste padrão denominado "Tempo médio de captura de Insectos Voadores".

Todos os nossos Insectocaçadores têm sido submetidos aos mesmos testes rigorosos desde então, incluindo o mais recente Insectocaçador Lumnia.

Testes "Tempo médio de captura de Insectos Voadores"

Para provar a eficácia dos aparelhos Insectocaçadores criámos o teste padrão "Tempo médio de captura de Insectos Voadores" para medir cientificamente o desempenho dos mesmos, permitindo que os nossos Clientes pudessem comparar directamente os produtos.

Gráfico 1: Teste "Tempo médio de captura de Insectos Voadores" para 6 aparelhos

O Gráfico 1 indica as taxas de captura registadas no teste "Tempo médio de captura de Insectos Voadores", com o Lumnia (vermelho) a ser o aparelho com melhor desempenho.

Gráfico 2: Explicação do valor do "Tempo médio de captura de Insectos Voadores"

Em vez de se ler o percentual de captura directamente (a azul), o Gráfico 2 indica como o valor do "Tempo médio de captura de Insectos Voadores" (vermelho) é a Projecção Estatística das Moscas capturadas no tempo mais rápido.

O teste da Rentokil baseia-se na libertação de 100 Moscas Domésticas (Musca domestica) numa sala de ensaio normal com a unidade instalada e, na contagem do número de moscas capturadas a intervalos regulares, durante um período de 7 horas.

  • Este processo é repetido, pelo menos, 6 vezes, para garantir um reflexo justo do desempenho ao longo do tempo.
  • O teste "Tempo médio de captura de Insectos Voadores" representa o tempo necessário para eliminar 50% das Moscas libertadas na sala de ensaio.
  • Quanto menor o "Tempo médio de captura de Insectos Voadores", mais eficaz o aparelho.