Fiabilidade aliada à experiência de 35 anos em Portugal

Certificados na Norma NP EN 16636 e ISO 9001

Soluções inovadoras, eficazes, rápidas e discretas

Perguntas Frequentes sobre Insectocaçadores


  • Que tipo de Insectocaçador devo utilizar?

    As unidades Luminos são adequadas para uma série de instalações. No entanto, existem uma série de factores que devem ser tidos em conta: A aparência é relevante? A unidade deve ser discreta e encaixar-se no ambiente em que será instalada? Onde vai a unidade ser instalada? O Insectocaçador deve ser da maior eficácia possível na captura de Moscas?

    Geralmente, se procura uma unidade visualmente atraente numa área de baixo risco, o Luminos Sapphire será o mais recomendável. Se a unidade vai ser colocada numa zona de maior risco, o Luminos 3 será mais recomendado. Em caso de dúvida, por favor, contacte a Rentokil.


  • Quanto tempo duram as lâmpadas e qual o intervalo de tempo em que é recomendável as mesmas serem trocadas?

    Para assegurar o melhor desempenho possível, o ideal é que as lâmpadas sejam substituídas anualmente, no início da altura do ano em que as Moscas começam a aparecer com maior frequência (Março / Abril). Embora para o olho Humano a aparência da luminosidade das lâmpadas acesas possa parecer sempre a mesma, a sua luz UV irá reduzir com o passar do tempo, reduzindo assim o seu poder atractivo para as Moscas.


  • As lâmpadas são anti-estilhaçamento?

    As lâmpadas anti-estilhaçamento são utilizadas em locais como áreas de preparação de alimentos onde não é tolerável existir um risco de quebras de vidros. O Luminos Sapphire é adequado para zonas de baixo risco, pelo que está disponível com lâmpadas padrão, bem como com lâmpadas anti-estilhaçamento. Todas as outras unidades Luminos são fornecidas com lâmpadas anti-estilhaçamento por defeito.


  • Com que frequência as placas de cola devem ser substituídas?

    As placas de cola devem ser substituídas em intervalos de tempo regulares, dependendo da sua localização e da captura de Insectos Voadores. Geralmente, as placas de cola devem ser substituídas a cada 4 a 6 semanas, ou sempre que a superfície esteja coberta de Moscas. Susbtituir as placas de cola nestes intervalos de tempo deverá dar uma indicação de quaisquer alterações no número de Moscas capturadas.


  • A unidade precisa de estar sempre ligada à electricidade?

    Sim, as unidades precisam de estar sempre ligadas a uma tomada eléctrica que esteja a funcionar correctamente.


  • Todas as unidades cumprem as normas de segurança aplicáveis?

    Sim, todas as unidades Luminos foram devidamente testadas e estão assinaladas com o símbolo CE.


  • Onde posso comprar os consumíveis para a minha unidade Luminos?

    Os consumíveis como as lâmpadas e as placas de cola podem ser comprados directamente no website da Rentokil.


  • Posso instalar as unidades Luminos em zonas exteriores?

    Não. As unidades Luminos foram projectadas especificamente para serem utilizadas em zonas interiores. Caso haja a necessidade de controlo de Moscas no exterior a Rentokil disponibiliza outros serviços que se podem adequar às suas necessidades. Para mais informações, por favor, entre em contacto com a Rentokil.


  • Onde devo colocar a minha unidade Luminos?

    A atracção da unidade para os Insectos Voadores é, em parte, dependente da intensidade da luz do dia e da luz artificial que estejam presentes no mesmo local que o Luminos. A colocação correcta da unidade é o mais importante, a fim de se alcançar a máxima eficiência. Sempre que possível, siga estas directrizes: 

    1. A unidade deve ser montada a, pelo menos, 1,5 metros de altura. Em locais onde não seja desejável que se veja os Insectos capturados dentro da unidade, recomenda-se que esta seja colocada acima da altura da cabeça. Onde quer que a unidade seja colocada deve existir uma folga suficiente para abrir a tampa frontal para que se consiga fazer a devida manutenção à mesma. 

    2. Coloque a unidade, na medida do possível, longe de janelas, para minimizar a competição com a luz do dia. 

    3. A entrada do cabo da unidade deve estar localizada a pelo menos 1,5 metros de uma tomada eléctrica. 

    4. NÃO coloque o aparelho directamente sobre fontes de calor, pois estas podem danificar os cabos. 

    5. NÃO posicionar directamente sobre áreas onde os alimentos sejam preparados, armazenados, ou estejam a descoberto. 

    6. NÃO coloque o aparelho a uma distância inferior a um metro de um local de trabalho. 

    7. NÃO coloque o aparelho à altura da vista de uma pessoa num local de trabalho.

    Ao contário das unidades de alta tensão, este sistema pode ser colocado com segurança em áreas de produção de alimentos.


  • Qual a cobertura das unidades Luminos?

    Os números da cobertura citados pelos fabricantes de Insectocaçadores têm uma aplicação bastante limitada em situações da vida real. A cobertura depende quase inteiramente do ambiente em que estiverem os Insectocaçadores. Assim, numa loja repleta de paletes empilhadas do chão ao tecto, será necessário mais Insectocaçadores do que numa loja quase vazia. Da mesma forma, se houver uma grande quantidade de luz ambiente você vai precisar de mais unidades do que num espaço mais escuro. 

    A taxa de captura de uma unidade Insectocaçadora depende do ambiente, bem como da localização em que é colocada.


  • Porque razão a minha unidade Luminos não está a apanhar moscas?

    Podem existir várias razões para isso acontecer: 

    1. As placas de cola precisam de ser substituídas. 

    2. As lâmpadas UV precisam de ser substituídas. 

    3. A unidade pode estar a competir com outras fontes de luz (luz natural, por exemplo). Geralmente, as moscas não conseguem diferenciar entre a luz ultravioleta do Insectocaçador da luz natural, pelo que as unidades devem ser colocadas numa área mais escura. 

    4. A energia eléctrica poderá não estar a funcionar correctamente.


  • As unidades Luminos capturam todos os tipos de Insectos Voadores?

    As unidades Luminos foram testadas no nosso Centro Técnico Europeu no controlo de Moscas Domésticas (Musca domestica), sendo que é testado o tempo que cada unidade demora a capturar metade das Moscas presentes na câmara de ensaio. Nestes testes, os Luminos superaram todas as unidades concorrentes da mesma classe. Assim, embora as unidades Luminos tenham sido concebidas para serem mais eficazes contras as Moscas Domésticas, estas também foram testadas com sucesso na captura de outros Insectos Voadores, tais como as Moscas da Fruta e as Moscas dos Filtros. Regra geral, os Insectos que picam, tais como os Mosquitos, não se sentem tão atraídos pela luz UV como os restantes Insectos Voadores, embora também sejam capturados pelas unidades Luminos.


  • Porque razão a Rentokil não dispõe das tradicionais unidades de alta tensão?

    A Rentokil utiliza as unidades com placas de cola e tecnologia de encapsulamento há vários anos e tem verificado através de uma série de testes e da aplicação no seu dia a dia que estas unidades têm um desempenho superior e uma maior eficácia em relação a todas as unidades concorrentes. Para além disso, as tradicionais unidades de alta tensão, por várias vezes, fragmentam os Insectos Voadores, existindo por isso, perigo de contaminação por partes do corpo dos Insectos capturados.