Fiabilidade aliada à experiência de 35 anos em Portugal

Certificados na Norma NP EN 16636 e ISO 9001

Soluções inovadoras, eficazes, rápidas e discretas

Os Caçadores de Mitos - Verdades e Mitos sobre Pragas

A Rentokil revela os mitos e as verdades surpreendentes do mundo das pragas. 

Baseada na sua experiência como fornecedora líder de prevenção e controlo de pragas, a empresa realizou um estudo que desmascara lendas urbanas e revela alguns dados quase inacreditáveis sobre as pragas mais comuns. O facto de que as pulgas saltam 150 vezes o seu comprimento, ou a crença popular de que os ratos preferem queijo, o que na verdade se revelou ser falso, são algumas das conclusões mais surpreendentes que se podem extrair da análise levada a cabo pela companhia. 

  • As formigas têm uma especial apetência para guloseimas: Verdadeiro
    Existe inclusivamente uma éspecie destes insectos que é especialmente requintada, pois após a mastigar os alimentos e de transformá-los em pequenas porções, coloca-os ao sol sobre uma superfície quente para de seguida poder desfrutar de um "prato" aquecido 
  • As abelhas só podem picar uma vez: Falso
    Apenas quando picam um mamífero é que as abelhas picam uma só vez. O ferrão de uma abelha é destinado para "lutas" entre iguais. Uma ferroada num humano sai bastante cara para uma abelha, porque ao tentar remover o ferrão há um rasgão no seu abdómen que lhes causa a sua morte. No entanto, se uma abelha picar outra da sua espécie, mantém o seu ferrão e pode voltar a utilizá-lo sem qualquer tipo de problema. 
  • Os percevejos da cama voltaram em força: Verdadeiro
    Após meio século praticamente erradicados, os percevejos das camas estão a regressar ao dia a dia do ser humano comum, com infestações em vários países desenvolvidos. São neste momento uma das maiores preocupações dentro do mundo do controlo de pragas. 
  • Água a ferver acaba com uma praga de formigas: Falso
    É verdade que a água a ferver mata as formigas expostas, mas isto não funciona para acabar com um formigueiro, pois a água acaba por arrefecer à medida que se vai aprofundando no solo e acaba por não prejudicar a rainha ou os ovos depositados no interior do formigueiro. Assim, a praga não é erradicada e as formigas continuarão a aparecer. 
  • No prazo de um ano a partir de uma fêmea podem nascer até 3000 ratos: Verdadeiro
    O ciclo reprodutivo dos ratos é particularmente eficiente: a fêmea, após um período de gestação de apenas três semanas, dá à luz entre 3 a 14 crias que às 5 semanas de vida já se podem reproduzir. Ou seja, um único casal pode chegar a gerar 3000 descendentes num ano. 
  • As toupeiras são cegas: Falso
    Existem muitas espécies de toupeiras, sendo que a maioria destas não são cegas, mas sim míopes. Os olhos destes animais são pequenos e estão protegidos por uma membrana e pelas suas pálpebras peludas. Estes servem principalmente para detectar a luminosidade envolvente. No entanto, esta carência é suplantada por uns incríveis sentidos de olfacto e audição, ambos hiper-sensíveis. 
  • As baratas podem-se regenerar: Verdadeiro
    Como outros insectos, durante os estágios do seu ciclo de vida, as baratas são capazes de regenerar diversos tecidos, tais como os seus olhos, as antenas e parte do seu exoesqueleto ou esqueleto externo. Para além disso, as suas pernas articuladas podem soltar-se tal como a cauda de um lagarto, regenerando-se totalmente mais tarde. 
  • Os ratos preferem o queijo a qualquer outro alimento: Falso
    De acordo com os especialistas em controlo de pragas, esta crença não é nada mais do que um mito urbano. Os alimentos preferidos dos roedores são, isso sim, alimentos com alto teor de açúcar, como manteiga de amendoim, frutos secos ou muesli. 
  • A vespa parasita é uma especialista em controlo mental: Verdadeiro
    A vespa Hymenoepimecis Argyraphaga é capaz de paralisar uma aranha o tempo suficiente para injectar os seus ovos no abdómen da mesma. As larvas desses ovos alimentam-se do sangue da aranha e "obrigam" esta a tecer uma teia especial. De seguida, as larvas comem e matam a aranha e constroem um casulo na teia em que empupam, emergindo finalmente na fase adulta e prontos a copular. 
  • Os percevejos das camas apenas se encontram em alojamentos de baixa qualidade: Falso
    Muitos hóteis têm estes insectos entre os seus alojados e não existe a mínima relação entre o grau de limpeza (ou o número de estrelas do local de alojamento) e as chances de encontrar esta praga. Aliás, uma das grandes preocupações dos maiores grupos hoteleiros um pouco por todo o Mundo, tem sido o facto de estarem a haver grandes surtos de percevejos das camas em hóteis onde o grau de exigência é muito elevado. 
  • As pulgas saltam 150 vezes o comprimento do seu próprio corpo: Verdadeiro
    Estes pequenos insectos podem saltar até 17 cm de altura e 33 cm de comprimento, uma marca impressionante que é equivalente a 150 vezes o seu próprio corpo.