Fiabilidade aliada à experiência de 35 anos em Portugal

Certificados na Norma NP EN 16636 e ISO 9001

Soluções inovadoras, eficazes, rápidas e discretas

Casos de dengue na Madeira

Está a estabilizar o surto de dengue na região da Madeira. Ao todo são 517 casos já contabilizados na região. No início, havia uma média de 30 casos suspeitos por dia, mas dados recentes da Secretaria Regional dos Assuntos Sociais, mostram que esse número está agora muito perto dos 20 casos diários. 

Apesar de não ser contagioso entre humanos, é preciso cuidados redobrados e por isso, para quem está, ou esteve, na Madeira, há que estar atento aos sintomas. 

Actualmente apenas na Madeira há conhecimento da existência deste vírus, no entanto, as condições atmosféricas existentes nos Açores podem ser ideiias para que este animal se desenvolva. A TV Record explica-lhe em que consiste a doença e o que deve ter em conta se viajar para o arquipélago. 

O Director Técnico da Rentokil Portugal, Angelino Pina concedeu uma breve entrevista à TV Record, onde explica alguns factos sobre o mosquito da dengue, que tem vindo a assolar recentemente a Ilha da Madeira.

Video sem JavaScript.

Mosquito Aedes aegypti responsável pela Doença da Dengue

O mosquito Aedes aegypti é o animal responsável pela transmissão do vírus da dengue. 

Semelhante a tantos outros mosquitos, é uma das principais dores de cabeça na América do Sul, onde se encontram metade dos infectados com esta doença. 

A Guiana Francesa é um dos casos mais preocupantes: em cada milhão de habitantes, existem desasseis mil infectados com a dengue. 

O Sul do Continente Americano está de resto, na origem do surto de dengue, que desde 3 de Outubro está a preocupar a Ilha da Madeira. 

Como é que é transmitido o dengue na Madeira? 
O vírus do dengue é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Tem-se desenvolvido, em condições propícias que a Madeira tem, em particular pelo facto de ter condições ambientais, em particular a temperatura, entre os 18 e os 24ºC, as condições óptimas para o seu desenvolvimento. 

Quais são os sintomas do vírus do dengue? 
Febres altas, dores que aparecem na parte de trás dos olhos, dores nas articulações e cansaço, eventualmente algumas tonturas, etc. 

Isto na fase clássica do Dengue. Na fase hemorrágica, pode ser mais complicado, aliás, verifica-se mortes nesta fase. 

À Madeira, o Mosquito responsável pela propagação do vírus chegou à 7 anos através de uma planta importada que terá sido transportada por via aérea ou por via marítima. 

Para evitar que o mesmo aconteça no Continente, há regras básicas que podem ser vitais. 

Como se prevenir contra a dengue? 
Eliminar sucatas onde ele se possa multiplicar em águas, em charcos, portanto, águas paradas. 

É fundamental, portanto, tanques, tapar os tanques, resolver por exemplo, problemas com caleiras ou com condutas de água, é fundamental inclusive nos vasos, lavar todas as semanas os pratos dos vasos para eliminar os ovos que ainda lá possam estar. 

Cuidados especiais que devem ser tidos em conta, até porque um dos principais veículos de entrada do Mosquito na Europa é o comércio de pneus usados provenientes do Oriente, em particular do Sudoeste Asiático.